Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Lula critica "chantagem inaceitável" de Trump #notícias #política
Emalta

Anvisa proíbe três marcas de ‘café fake’

Anvisa proíbe três marcas de ‘café fake’
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 02/06/2025 13:36 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

A Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa) proibiu a fabricação e venda de três marcas de “pó para preparo de bebida sabor café”, apelidados de “café fake”, após inspeções constatarem a presença da toxina ocratoxina A (OTA), substância imprópria para o consumo humano.

As marcas são: Melissa, Pingo Preto e Oficial. Elas já haviam sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura em 25 de maio, por serem impróprias para consumo.

A resolução da Anvisa desta segunda-feira (2) determina a proibição, comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. Todos os lotes devem ser recolhidos.

Os produtos apresentaram irregularidades na rotulagem — informavam conter “polpa de café” e “café torrado e moído”, mas utilizavam ingredientes de qualidade inferior, como grãos crus ou até resíduos.

Análises laboratoriais do Ministério da Agricultura tinham detectado ainda a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, que é de 1%, segundo a legislação:

– matérias estranhas são pedras, areia, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, como de erva daninhas;
– e impurezas são galhos, folhas e cascas.

A ocratoxina A é uma toxina produzida por fungos que pode contaminar alimentos como grãos, café e carnes.

A OTA afeta principalmente os rins, sendo associada a doenças renais crônicas, tumores urinários e inflamações crônicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a OTA também pode ter efeitos no desenvolvimento de fetos, além de comprometer o sistema imunológico, deixando-o mais vulnerável a infecções.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.