Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Batizado do Boi meu Tamarineiro
Cidades, slide

Maranhão passa a integrar sistema de alerta para desastres naturais

Maranhão passa a integrar sistema de alerta para desastres naturais
Publicado por Teresa Cristina | Data da Publicação 07/06/2025 09:30 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O Maranhão está em contagem regressiva para adesão ao Defesa Civil Alerta.

O sistema, coordenado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), emite aviso emergencial para alertar a população sobre riscos de desastres naturais.

A iniciativa é parte da política nacional de redução de riscos e fortalecimento dos órgãos de Defesa Civil, em todo o país.

Nesta sexta-feira (06), comitiva da SEDEC visitou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA) para conhecer o aparato tecnológico e logístico do estado e definir últimos detalhes para implementação do sistema.

Durante o encontro, foram apresentadas as estruturas de comunicação, protocolos operacionais e os equipamentos que serão utilizados para integrar o Maranhão ao novo sistema de alertas.

O Defesa Civil Alerta será inicialmente testado nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz.

O teste nessas localidades, que apresentam registros recorrentes de enchentes e alagamentos, irá familiarizar a população com o funcionamento da plataforma e garantir que todos saibam como agir diante de uma emergência real.

Tecnologia salvando vidas

O sistema funciona em celulares conectados às redes 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio.

As mensagens aparecem em tela cheia e são acompanhadas de um som de sirene, o que aumenta significativamente a chance de resposta rápida da população.

A expectativa é que, com a implementação da tecnologia, o país se torne mais resiliente frente a eventos climáticos extremos, como enchentes, deslizamentos de terra e longos períodos de seca. Já em funcionamento nos estados das regiões Sul e Sudeste, o Defesa Civil Alerta começa a operar no Nordeste a partir de 14 de junho.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.