Album Cover
Rádio Central de Notícias Brasil
Carregando...
Times
Emalta

ANP divulga lista de distribuidoras proibidas de vender combustíveis

ANP divulga lista de distribuidoras proibidas de vender combustíveis
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 22/07/2025 14:25 | Comentários: (0)

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A partir desta terça-feira (22), distribuidoras de combustíveis inadimplentes com as metas de redução dos gases de efeito estufa estão proibidas de comercializar os produtos. A lista, com 33 empresas, foi publicada nesta segunda-feira (21) pela ANP, Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Outras companhias conseguiram decisão judicial para não ter o nome incluído na relação de sanções.

O objetivo da ANP com a lista é sancionar distribuidores que não cumprem as metas individuais de descarbonização do RenovaBio, o programa do governo de estímulo à produção de biodiesel, além de promover a isonomia entre os agentes do setor e contribuir para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil.

Segundo a ANP, proibição de fornecimento de combustíveis se aplica a todos os agentes envolvidos no processo, entre eles, produtores de combustíveis, cooperativas de produtores e importadores. Quem infringir a vedação de comercialização com o distribuidor incluído na lista estará sujeito a aplicação de multa, que poderá variar entre R$ 100 mil e R$ 500 milhões.

RenovaBio

No Brasil, o programa RenovaBio determina que as distribuidoras de combustíveis precisam compensar suas emissões de gases de efeito estufa, como o gás carbônico, que ajudam a aumentar a temperatura média do planeta. As distribuidoras fazem essa compensação comprando os chamados créditos de carbono de produtores de biocombustíveis, como o etanol, porque esse tipo de produção retira carbono da atmosfera. Quando elas não compensam dessa forma, ficam inadimplentes e podem entrar para a lista de sanções da ANP.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade