Acontece nos dias 25 e 26 de julho, o Festival Zabumbada 2025, na Praça das Mercês, em São Luís, reunindo atrações culturais maranhenses e de outros estados, além de uma programação formativa gratuita voltada para agentes culturais.
Realizado pela Temporana produções Culturais com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Equatorial Maranhão, o evento é acessível a todos os públicos e conta com intérpretes de Libras em todos os espaços.
No dia 25, o palco principal recebe o Coco Pirinã, Boi Brilho de São João da Liberdade 2, Boi União da Baixada, Batucada Misteriosa (PA), Boi de Juçatuba e um show especial com a banda Afrôs e a cantora maranhense Flávia Bittencourt. A DJ Fê Marques comanda os intervalos.
O palco do forró traz Tauana & Forró Zabumbada (PI) e o Baile do PV, enquanto a feirinha criativa terá sets dos DJs Lui Brito e Chico Flávio.
No sábado (26), a música no palco principal começa ao som dos tambores e da malemolência do Cacuriá Assacana. Logo em seguida, tem as apresentações do Boi Brilho da Areia Branca (sotaque Costa de Mão) e do Boi de Leonardo (sotaque de Zabumba), trazendo a beleza, a tradição e a diversidade do bumba meu boi maranhense.
A programação continua com show da banda Sarminina Flor (PI), banda que traz elementos da cultura popular como coco, samba, cacuriá, o maracatu e as cantigas de roda, buscando explorar o cotidiano interiorano e a ancestralidade; Boi de Maracanã (sotaque da Ilha), apresentando verdadeiras poesias em forma de toadas, com suas matracas e pandeirões.
O último show da noite, às 23h, será com a cantora e compositora baiana Majur, fazendo no Maranhão a estreia da turnê “Gira Mundo”, após voltar da turnê internacional. Ela apresenta o repertório do novo disco, que explora uma estética afropop contemporânea homenageando em cada música, uma força da natureza — os orixás, como são conhecidos no Brasil — por meio de cantigas e mensagens.