O Sampaio Basquete inicia a luta para alcançar um lugar de destaque ainda maior no basquete feminino brasileiro e consolidar uma marca histórica. Se conquistar o título, será o quarto da equipe, igualando o número de conquistas do extinto clube Americana-SP, que venceu quatro vezes.
Além disso, o Tricolor quer impedir que o SESI Araraquara, que possui duas taças, alcance o mesmo número de títulos que o Sampaio, que soma três até agora. A última vitória do Araraquara foi marcada por um feito inédito: o time perdeu os dois primeiros jogos, mas venceu as três partidas seguintes para conquistar o campeonato.
Sob o comando do técnico Rodrigo Galego, que já levantou o troféu com o time maranhense, o Sampaio conta com o fator casa para buscar o título. Na pós-temporada da atual temporada da LBF, o time está invicto atuando na Ilha, com três vitórias — uma sobre o Cerrado e duas diante do São José (SP).
Durante a fase regular da competição, o Sampaio sofreu duas derrotas, incluindo uma apertada derrota por um ponto para o Cerrado, em Brasília. Atuando em casa, o time perdeu apenas uma vez, para o Corinthians, no primeiro turno, por 87 a 84. Com Galego no comando, o time mantém sua invencibilidade na Ilha.
A equipe segue treinando até sábado, véspera do primeiro confronto decisivo.
Tabela dos jogos da final:
10/08 (domingo), 14h — Sampaio Basquete x SESI Araraquara – Ginásio Castelinho;
12/08 (terça), 21h — Sampaio Basquete x SESI Araraquara – Ginásio Castelinho;
17/08 (domingo), 14h — SESI Araraquara x Sampaio Basquete – SESI Leopoldina;
19/08 (terça), 21h — SESI Araraquara x Sampaio Basquete – SESI Leopoldina (se necessário);
24/08 (domingo), 19h — Sampaio Basquete x SESI Araraquara – Ginásio Castelinho (se necessário).