A cidade de Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, foi aprovada pela ampla maioria dos turistas que visitaram o destino no mês de setembro. De acordo com a primeira Pesquisa de Demanda Turística, aplicada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), 97,8% dos visitantes afirmaram que indicariam o destino a amigos e familiares, 90,3% pretendem retornar, 49,3% tiveram suas expectativas atendidas.
O levantamento é fruto de parceria entre a Setur-MA e a Prefeitura de Barreirinhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Socioeconômico (SEMTURDE). O estudo teve como objetivo traçar o perfil socioeconômico do visitante e avaliar a satisfação em relação aos equipamentos e atrativos turísticos do município.
Segundo a pesquisa, 39,6% dos turistas disseram que a viagem superou as expectativas, enquanto os atrativos naturais foram destacados como excelentes ou bons por 89,61% dos entrevistados. Entre os fatores de influência na escolha do destino, 71,5% apontaram as belezas naturais como o principal.
Para a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, os números representam um marco importante para o fortalecimento do destino Lençóis Maranhenses e confirmam a relevância das ações de incremento da atividade, desenvolvidas pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Barreirinhas.
“A pesquisa mostra que Barreirinhas está no caminho certo como destino turístico estruturado e atrativo. Quando vemos os resultados entendemos o quanto o trabalho realizado tem impacto direto na experiência de quem nos visita. Esses números reforçam a força das belezas naturais dos Lençóis Maranhenses, mas também destacam a hospitalidade do nosso povo. É a confirmação de que os investimentos em infraestrutura, qualificação e promoção estão gerando resultados concretos, inserindo Barreirinhas e o Maranhão como destinos desejados no Brasil e no mundo”, destaca Socorro Araújo.
A procedência dos visitantes foi majoritariamente nacional (98,1%), com destaque para Maranhão (15,52%), São Paulo (13,55%) e Rio de Janeiro (8,37%). Entre os estrangeiros, a Espanha (25%), Argentina (25%) tiveram maior representatividade, seguido pelos países Irlanda, México, Portugal e Japão (12,5% cada).
O levantamento mostrou ainda que a maioria dos visitantes viajou acompanhada: 32,13% em duplas e 40,34% em casal, enquanto 21,98% vieram em família. Para 65,94%, foi a primeira vez em Barreirinhas; outros 17,63% visitaram o destino pela segunda vez. O turismo/lazer foi o principal motivo da viagem (85,02%).