Album Cover
Rádio Central de Notícias Brasil
Carregando...
Times
Emalta

Espaço aéreo de Belém terá restrições durante Cúpula de Líderes

Espaço aéreo de Belém terá restrições durante Cúpula de Líderes
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 04/11/2025 14:25 | Comentários: (0)

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai restringir parte do espaço aéreo de Belém, no Pará, entre os dias 6 e 8 de novembro, em razão da Cúpula de Líderes que antecede a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

O encontro reunirá pelo menos 143 delegações, incluindo chefes de Estado e de governo, ministros e representantes de organizações internacionais, para tratar de compromissos políticos e estratégicos relacionados ao combate às mudanças climáticas.

Para garantir a segurança, a FAB dividiu a cidade em três zonas de controle aéreo: branca, amarela e vermelha. Na zona amarela, o uso de drones será proibido, enquanto na zona vermelha nenhum tipo de voo será permitido, exceto para aeronaves de segurança pública. O núcleo da zona vermelha, chamado “área de supressão”, concentra as reuniões da cúpula acima do Parque da Cidade e não poderá ser sobrevoado por nenhuma aeronave.

A operação contará com cerca de 3.000 militares e foi autorizada por decreto presidencial, permitindo à FAB atuar na defesa do espaço aéreo com aviões, sensores e sistemas antiaéreos, incluindo mísseis. O esquema de proteção segue padrões de eventos internacionais anteriores no país, como as cúpulas do BRICS e do G20, mas terá novidades, incluindo uma sala de controle instalada em Belém.

Além disso, serão utilizados sistemas antidrones no Aeroporto Internacional de Belém, e aviões-tanque farão reabastecimento contínuo das aeronaves sobrevoando a região durante todo o período do evento.

As restrições nas zonas amarela e vermelha valem apenas para a Cúpula de Líderes. Durante a COP30, a segurança será coordenada por outro comando autorizado pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade