Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Em Tutóia, no Maranhão, uma multidão aguarda o prefeito
destaques

Carga irregular com 200kg de caranguejo é apreendida na BR-010

Carga irregular com 200kg de caranguejo é apreendida na BR-010
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 17/12/2024 08:03 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na última sexta-feira (13), uma carga irregular de caranguejos vivos e produtos alimentícios no km 260 da BR-010, no município de Imperatriz.

A abordagem ocorreu após informações de que um veículo havia se evadido de uma fiscalização.

O veículo, conduzido por um homem de 55 anos, natural do Pará, transportava cerca de 1.000 caranguejos vivos da espécie Ucides cordatus (conhecido como caranguejo uçá), além de camarões, salmão, queijo de búfala e lombo de bacalhau.

Durante a fiscalização, foi constatado que a carga de caranguejos era transportada sem a Guia de Transporte de Animal (GTA), sem nota fiscal e em condições sanitárias inadequadas, configurando infração ao Art. 35, IV do Decreto Federal 6.514/2008.

A carga viva de caranguejos estava distribuída em 10 sacos, pesando aproximadamente 200 kg no total. Já os produtos congelados eram transportados sem refrigeração adequada, acumulados em isopores sem gelo, e acompanhados inicialmente apenas de ordens de pedido interno, sem valor fiscal. Após a fiscalização, notas fiscais foram apresentadas para parte da carga, exceto para os caranguejos, cuja documentação tinha data de emissão posterior ao horário da abordagem.

Uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) lavrou autos de infração referentes às irregularidades e liberou as cargas perecíveis (camarão, salmão, bacalhau e queijo) para o condutor. A carga de caranguejos foi apreendida e encaminhada para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que lavrou os autos ambientais e assumiu a responsabilidade pela destinação dos animais.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade