As festas de fim de ano se aproximam, e com elas, o aumento do fluxo de veículos nas rodovias brasileiras. Para garantir uma viagem tranquila e segura, especialistas em trânsito alertam para a importância de cuidados que vão além da simples revisão mecânica do carro. O foco, destacam, deve estar na saúde física e mental do motorista. Afinal, de nada adianta um carro em perfeitas condições se quem o conduz não estiver preparado para a jornada.
Adalgisa Lopes, presidente da Associação de Clínicas de Trânsito do Estado de Minas Gerais (ACTRANS-MG), afirma que a “principal recomendação é só pegar a estrada se estiver descansado e com o sono em dia”. Pesquisas recentes comprovam que a privação de sono afeta o cérebro de forma similar ao álcool, comprometendo a concentração, a percepção visual e o tempo de reação. “Em situações adversas, como chuva ou trechos em obras, essa condição se torna ainda mais perigosa”, completa.
A falta de sono prejudica a memória, a atenção e o aprendizado. “Numa sociedade que normaliza o cansaço, é preciso reconhecer seus perigos, especialmente ao volante”, alerta Carlos Luiz Souza, psicólogo especialista em Trânsito e vice-presidente da ACTRANS-MG.
Os especialistas acrescentam que os motoristas devem evitar dirigir sob efeito de forte estresse e ansiedade. Essas condições deixam o motorista mais desatento, imprudente e até agressivo.
A regra é clara
Além do descanso adequado, a obediência às leis de trânsito é fundamental para evitar acidentes. Respeitar os limites de velocidade, as regras de ultrapassagem e manter uma distância segura do veículo à frente são atitudes essenciais. “Os limites de velocidade variam de acordo com as condições do traçado, do volume de tráfego e das condições da via. Eles existem para garantir que os veículos trafeguem em segurança”, completa Adalgisa.
Segurança em cada detalhe
A revisão do veículo é indispensável para uma viagem segura. Além de fazer as manutenções preventivas regulares, antes de pegar a estrada é preciso verificar freios, faróis, setas, limpadores, lanternas, pneus (incluindo o estepe), níveis de água e óleo, além de garantir que macaco, triângulo e chave de roda estejam em ordem. “Esses cuidados podem ajudar a evitar acidentes provocados por falhas mecânicas”, reforça o especialista em segurança viária Carlos Luiz Souza.
Planejar a viagem com antecedência, prever paradas para descanso e refeições leves, e manter-se hidratado durante o percurso também contribuem para uma viagem mais tranquila. “Verifique a previsão do tempo e as condições das estradas antes de sair de casa. Mesmo que conheça o caminho, use GPS e tenha sempre água potável e refeições leves no carro para o caso de congestionamentos ou interdições de pista”, acrescenta Adalgisa.
Dicas para uma boa noite de sono
A psicóloga especialista em Trânsito Giovanna Varoni, diretora da Actrans-MG, detalha, a seguir, algumas dicas que vão ajudar os motoristas a dormirem melhor.
Higiene do sono: Mantenha horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana.
Alimentação: Evite refeições pesadas e bebidas estimulantes (cafeína, álcool, chocolate) antes de dormir.
Exercícios: Pratique atividades físicas regularmente, mas evite exercícios intensos próximo à hora de dormir.
Desconexão: Desligue celulares, tablets e TV pelo menos uma hora antes de deitar.
DICAS PARA DIRIGIR EM SEGURANÇA
-Não dirija se estiver cansado, com sono ou muito ansioso e estressado
-Obedeça as regras de trânsito
-Não exceda o limite de velocidade
-Mantenha distância adequada em relação ao carro da frente
-Redobre a atenção nos trechos de rodovia em obras
-Faça a manutenção regular do seu veículo
-Verifique funcionamento de freios, setas, limpadores e lanternas
-Não viaje com pneus carecas
-Calibre os pneus e o estepe antes de sair
-Cheque os níveis de água e óleo
-Verifique se macaco, triângulo e estepe estão no veículo
-Use GPS mesmo que conheça o caminho
-Em caso de chuva intensa, procure lugar seguro para parar o carro
Com informações da Assessoria