Casa de Nhozinho comemora aniversário com exposições de temática junina

 

 

Festa junina
Casa de Nhozinho comemora aniversário com exposições de temática junina (Foto: Divulgação)

O Museu Casa de Nhozinho está completando 22 anos e, para comemorar, está com uma programação variada com exposições e visitações abertas para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do museu.

As exposições “Pano Sagrado” e “Miniaturas do Bumba-meu-boi” ficam abertas ao público até o mês de julho. Além disso, a casa está com o projeto “Museu vai à escola” (onde as escolas do entorno são as privilegiadas em conhecer um pouco do acervo do museu). E para quem vai conhecer o museu, há monitores que fazem a mediação, de terça-feira a domingo.

As duas exposições têm tema junino. O “Pano Sagrado” mostra sobre os santos que são comemorados no período junino. E a “Miniaturas do Bumba-meu-boi”, com acervo da casa, tem trabalhos dos artesãos Jairo Brasil, Terezinha Braga e Zé Lopes, já falecidos, e que confeccionaram, em miniaturas feitas de fio de cobre, as variantes dos bois de zabumba, matraca e costa de mão.

“O Museu Casa de Nhozinho é sobre os afazeres do cotidiano da população maranhense, nesse resgate e resguardo das tradições orais e também das tradições feitas através das comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Em comemoração ao aniversário do Museu, convido a população a apreciar as nossas exposições neste período festivo! Sintam-se presenteados com nossa data e venham conhecer e repensar nossa história, nosso pertencimento cultural e patrimonial”, convida o diretor do museu, João Marcos.

Saiba mais

Criado em 7 de junho de 2002, o Museu Casa de Nhozinho fica instalado em um casarão de três andares e reúne um conjunto de elementos do ser e fazer popular, registrando o cotidiano regional.

Possui em seu acervo peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de rede, vasos de cerâmica, toalhas de buriti, bonecos populares e brinquedos que imitam bichos.

O sobrado colonial possui um poço no segundo andar e um pátio externo com acesso pela Rua de Nazaré. Seu nome é uma homenagem ao artista popular Antônio Bruno Pinto Nogueira (1904-1974), o Nhozinho, mestre na talha de buriti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *