Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Mulher tem celular furtado durante show
Cidades, destaques

Maranhão realiza o primeiro transplante da rede estadual de saúde

Maranhão realiza o primeiro transplante da rede estadual de saúde
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 28/03/2025 10:57 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O Maranhão realizou, na última quarta-feira (26), o primeiro transplante de órgãos da rede estadual de saúde. O transplante renal foi realizado no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) entre doadores vivos e foi considerado um sucesso.

“O Hospital Carlos Macieira é o primeiro hospital público estadual a conquistar a habilitação para a realização de transplantes de rim e fígado, fruto do grande esforço que temos feito, com um único objetivo: salvar vidas. Viva o SUS”, destacou o governador Carlos Brandão.

A paciente Maria Gorete dos Santos Castro tem 38 anos. O transplante realizado foi entre vivo, e ela conto com a doação do irmão, Luís Carlos Santos Castro, de 42 anos. Ambos são oriundos do município maranhense de Rosário.

“Eu estou me sentindo muito feliz e grata por estar me libertando daquela máquina, pois todos sabem que é um verdadeiro sofrimento fazer hemodiálise. Quem está me fazendo o rim é o meu irmão e nós estamos muito felizes por esse momento.

Maria era paciente renal crônica há seis anos devido a complicações hipertensivas, sendo submetida a sessões de hemodiálise três vezes por semana. Há quatro anos ela entrou para a fila de estadual para transplante de rim. Após exames de compatibilidade realizados pela equipe do HCM, foi verificado que Luís conseguiu fazer um de seus rins para a irmã.

“O primeiro transplante de borda na rede estadual é um marco muito importante para o Maranhão, e traz esperança para os pacientes que realizam hemodiálise. Com o apoio do governo Carlos Brandão, planejamento e gestão, garantimos que os investimentos em saúde cheguem à população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Transplante

O transplante intervivo foi realizado pelo cirurgião urológico Maick Lennyherverson e pela cirurgiã nefrológica Juliana Etz, ambos da equipe de profissionais do HCM. A cirurgia durou média de quatro horas, envolvendo desde preparo do doador, retirada do órgão, preparo da receptora para em seguida receber o rim doado.

“Agora, esses pacientes, através do transplante intervivo, que é feito entre pessoas vivas, de doadores para receptores vivos, podem retirar pacientes das cadeiras de hemodiálise, para devolvermos a qualidade de vida sem ter a necessidade e o compromisso de ficarem três vezes por semana se guiando um centro de hemodiálise.

A Central Estadual de Transplantes (CET-MA) validou a doação intervivos e continuando o processo junto à equipe de nefrologia e urologia do HCM.

“Para nós é um marco histórico muito grande. Enquanto serviço, enquanto trabalho, também nos deixa muito orgulhosos e emocionados. Ver esse investimento do governador Brandão, através do plano de melhoria de transplantes do secretário Tiago Fernandes, que abraçou essa causa, democratizando esse acesso à saúde aos maranhenses é viabilizar sonhos, de todas essas famílias que hoje lutam e sofrem dentro da hemodiálise”, afirmou o coordenador do CET-MA, Hiago Bastos.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.