A Polícia Civil do Maranhão realizou, na manhã desta terça-feira (11), um disparo em massa de intimações para pessoas que estejam com celulares furtados, roubados ou perdidos nos municípios de Imperatriz, João Lisboa, Açailândia, Davinópolis e Governador Edison Lobão. A iniciativa é parte do programa Meu Celular de Volta, criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), e marca a expansão da ação para a Região Tocantina.
O envio das intimações antecede o mutirão de recuperação dos aparelhos, que será realizado na próxima quinta-feira (14), em Imperatriz, e será acompanhado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, e o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto.
Nesta fase, a atuação da Polícia Civil do Maranhão está concentrada em cerca de 850 ocorrências registradas na região, seguindo um modelo já aplicado na Grande Ilha, onde o programa já alcançou a recuperação de mais de 1 mil aparelhos, maioria deles entregue aos seus legítimos donos.
“Fizemos hoje a intimação das pessoas que estão na posse de celulares com registro policial. Nosso objetivo é garantir que esses aparelhos retornem aos seus legítimos donos e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a importância de verificar a procedência dos celulares antes da compra e garantir a segurança de todos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
O delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida Neto, enfatiza a necessidade de todos que tiverem recebido a intimação compareçam para devolver o aparelho ou prestar esclarecimentos em local e horário informados. “A adesão voluntária é fundamental para o sucesso do programa e, ainda, para evitar consequências legais para quem está de posse desses dispositivos”, afirmou.
As intimações enviadas nesta terça-feira são resultado de um rastreio feito pela Polícia Civil junto às operadoras de telefonia, após identificação dos números de IMEI nos Boletins de Ocorrência registrados nos cinco municípios alvos da ação, nesta primeira etapa, na Região Tocantina.
“O número de IMEI é fundamental para que possamos efetivar o rastreio e a recuperação do aparelho. Ele pode ser encontrado tanto na caixa do celular quanto na nota fiscal de compra. Todos as vezes que alguém for vítima de algum furto ou roubo de celular, precisa registrar a ocorrência e informar esse número”, destacou o delegado Luigi Conte Neto, que é coordenador do programa Meu Celular de Volta.
O IMEI é um número de identificação único e global. Fazendo uma analogia, equivale ao número de chassi de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular. Ele pode ser encontrado na própria caixa do aparelho ou nota fiscal.