A delegação maranhense que participa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023, em Brasília (DF), destacou-se nas competições de atletismo, com alunos/atletas já classificados para o Sul Americano. No resultado geral da competição, o Maranhão ficou entre os 10 melhores de todo o país e no geral masculino ficou entre os 3 melhores.
“Temos uma geração no esporte do nosso estado que vem para as competições nacionais com muita força e isso é resultado do fortalecimento das políticas públicas esportivas do nosso estado, que tem tido total apoio e investimento do governador Carlos Brandão”, disse o secretário do Esporte e Lazer, Naldir Lopes.
Medalhista de ouro em duas provas nos JEBs, o maranhense Breno Frank do Nascimento é o atleta-aluno mais veloz de todo Brasil, consagrando-se campeão nos 80m e 150m rasos, conquistando a classificação para a competição do Sul-Americano.
Breno é estudante da rede pública de ensino, no Centro Educacional Cônego Ribamar Carvalho, e faz parte do projeto patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte, “A felicidade com o esporte”, celebra a sua treinadora, Silma Braga, que destaca toda a trajetória e o trabalho realizado para chegar a essa grande conquista.
“Sabíamos que tínhamos grandes chances de vencermos as duas provas mais rápidas dos jogos, pois recentemente o Breno havia ficado em terceiro lugar nos campeonatos brasileiros sub-16, agora vamos nos preparar para disputar três provas no Sul-americano escolar no Chile, 80m, 150m e o revezamento 8x50m. Estou muito feliz com nossos resultados e não poderia deixar de agradecer ao Governo do Maranhão e ao Grupo Mateus por ter acreditado em nosso projeto esportivo social”, finalizou a professora.
Além de Breno, a delegação conquistou ouro no arremesso de peso com o atleta Ariel Alves Chaves, e salto em altura com João Victor Viana. No total a equipe maranhense conquistou 10 medalhas nas competições, com 3 bronzes, 3 pratas e 4 ouros.