Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Novo corredor irá interligar quatro municípios da Ilha de São Luís
destaques

Aplicativo vai fiscalizar transporte escolar em cidades do MA

Aplicativo vai fiscalizar transporte escolar em cidades do MA
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 27/03/2025 16:00 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

De acordo com Ministério Público do Maranhão, a meta é tornar mais simples o registro de irregularidades e assegurar o direito à educação para os alunos de Balsas e das cidades de Tasso Fragoso, São Pedro dos Crentes, Novas Colinas e Fortaleza dos Nogueiras, que pertencem a comarca. O aplicativo “Rota Segura MPMA” possibilita a coleta de dados para que sejam tomadas providências.

No aplicativo, os seguintes tipos de ocorrências podem ser registradas: motorista dirigindo de forma insegura, veículo em más condições, ausência de cinto de segurança, pneus desgastados, faróis danificados, falta de placa, excesso de passageiros, inexistência de transporte escolar e pontualidade inadequada.

Além de facilitar a denúncia, a ferramenta possibilita que o usuário acompanhe a transparência em contratos e licitações ligadas ao transporte escolar nas cidades, ajudando na correta utilização dos recursos públicos.

No documento, os gestores assumiram a obrigação de adequar toda a frota de veículos, própria ou contratada, de acordo com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro.

As administrações municipais devem registrar os automóveis, providenciar inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança. A primeira vistoria deve ser realizada até o dia 30 de abril deste ano e as próximas até dez dias antes do início de cada ano letivo.

Os veículos devem ser equipados com dispositivo registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo. Os Municípios também se comprometeram a assegurar que os motoristas cumpram os requisitos legais específicos para condutores de transporte escolar, segundo o Conselho Nacional de Trânsito.

A documentação dos motoristas deve ser remetida à 3ª Promotoria de Justiça, assim como todas as rotas de transporte escolar e comprovante das inspeções semestrais nos veículos. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 10 mil, a cada cláusula descumprida, a ser paga pelo prefeito e revertida ao Fundo Estadual da Infância e da Adolescência.

Durante a cerimônia, os prefeitos de Balsas, Alan da Marisol, e de Tasso Fragoso, Kelson Richard, firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, comprometendo-se a implementar ações que garantam a oferta regular e de qualidade do transporte escolar em suas cidades.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.