O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza serviços de atendimento de urgência e emergência nos dois hospitais de campanha que estão localizados ao longo da Avenida Litorânea, em São Luís (MA), durante todo período de carnaval.
“Findamos o Pré-Carnaval garantindo segurança em saúde aos brincantes e agora estamos prontos para a folia oficial do circuito organizado pelo Governo do Estado ofertando atendimento de urgência e emergência a quem necessitar. Por isso, manteremos a presença dos nossos dois hospitais de campanha no local, permitindo que maranhenses de todas as idades se divirtam e também encontrem apoio médico profissional”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
As unidades de campanha iniciaram suas operações durante a programação do Pré-Carnaval do circuito Vem pro Mar, na mesma Avenida Litorânea, em São Luís. Nos dias 2, 9, 7, 16 e 23 de fevereiro, essas estruturas prestaram serviços de urgência e emergência. Nesse intervalo, foram realizados 254 atendimentos e 23 transferências de pacientes.
Estrutura
Para o Carnaval, cada hospital contará com equipes de profissionais, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, coordenadores, administradores e pessoal de suporte. No total, 80 profissionais estarão envolvidos nas duas unidades, abrangendo equipes assistenciais, ambulâncias, controle de estoque, limpeza e serviços de manutenção.
No hospital 1, estarão disponíveis quatro leitos de observação e oito poltronas para a aplicação de medicamentos. O hospital 2 terá três leitos de observação e também oito poltronas para a administração de medicação. Ambos os locais contarão com um leito de estabilização equipado com desfibrilador e monitor, um aspirador portátil, uma cilindro de oxigênio, materiais para oxigenoterapia e medicamentos necessários para atendimentos de urgência e emergência.
Os dois hospitais de campanha funcionarão nos dias 27 e 28 de fevereiro, além do período de 1º a 4 de março, operando das 10h às 3h da manhã do dia seguinte. Em cada unidade, duas ambulâncias ficarão à disposição para o transporte de pacientes que necessitam de transferência hospitalar, uma delas para serviços básicos (USB) e a outra para serviços avançados (USA).
Os pacientes que receberem atendimentos nos dois hospitais e que precisarem de seguimento no cuidado, sem necessidade de cirurgia ou internação, serão encaminhados para a UPA do Araçagi e para o Hospital da Vila Luizão, ambos partícipes da Rede Estadual de Saúde.