Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Iracema Vale destaca união entre poderes e compromisso com o municipalismo
destaques

Justiça Federal exige retirada de publicidade irregular no Centro Histórico de São Luís

Justiça Federal exige retirada de publicidade irregular no Centro Histórico de São Luís
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 10/02/2025 14:40 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

O Município de São Luís está sendo obrigado pela Justiça Federal a remover todas as publicidades irregulares instaladas na área protegida do Centro Histórico. A decisão veio em resposta a uma ação do Ministério Público Federal (MPF), que também determinou a criação de uma fiscalização contínua para evitar novas infrações. Além disso, a administração municipal terá que enviar relatórios semestrais ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O MPF argumentou que a presença de publicidade irregular prejudica a integridade do conjunto arquitetônico do Centro Histórico, que é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO e tombado pelo IPHAN. Ainda segundo o órgão, a remoção de todo o material publicitário deve ser concluída em até 60 dias, seguindo a legislação municipal e federal, com planejamento e orientação do IPHAN.

O Ministério Público Federal destacou que foram feitas várias tentativas de resolver a questão de forma extrajudicial, mas o Município não cumpriu nenhuma das determinações até o momento.

Na sentença, a Justiça Federal rejeitou a alegação do Município de que a responsabilidade pela poluição visual deveria ser compartilhada com o IPHAN e com as empresas de publicidade. A decisão reforça a necessidade de uma ação efetiva por parte da administração municipal para preservar o patrimônio histórico e cultural de São Luís.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.