Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Perseguição com helicóptero termina na captura de assaltantes em São Luís, MA
destaques

Município da Região Metropolitana irá receber ação de valorização das mulheres

Município da Região Metropolitana irá receber ação de valorização das mulheres
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 05/02/2025 16:58 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

Nesta quinta-feira (6), São José de Ribamar será o palco de uma significativa iniciativa de valorização das mulheres locais, promovida pelo Governo do Estado, através de uma colaboração entre a Polícia Civil do Maranhão e o Departamento de Feminicídio. O evento está agendado para ocorrer no bairro J.Lima, iniciando às 16h.

A atividade conta também com a colaboração do grupo Mulheres do Zumba e da administração municipal, visando discutir métodos de prevenção e a relevância de reportar casos de violência contra mulheres. O Instituto de Gestão Estratégica de Projetos (IGEP) e a ONG Shamah também oferecem suporte à ação.

A iniciativa em São José de Ribamar buscará ressaltar para as mulheres a relevância dos seus direitos, além de informá-las sobre a rede de assistência disponível para evitar ou interromper qualquer forma de violência, seja física, moral, patrimonial, entre outras.

Entre as medidas implementadas, destacam-se a criação de Delegacias Especializadas da Mulher, centros especializados de atendimento a mulheres espalhados pelo estado, o desenvolvimento do App Salve Maria Maranhão e a ampliação do programa Patrulha Maria da Penha, que abrange cerca de 80 municípios. Adicionalmente, a segurança pública oferece canais para denúncia, como o 190 (Ciops), Disque-Denúncia Maranhão e a Delegacia Online.

Além de palestras educativas, serão oferecidos serviços de estética e cortes de cabelo, para promover ainda mais autoestima e empoderamento às mulheres.

Em 2024, a Grande Ilha, que inclui o município de Ribamar, registrou 11 casos de feminicídio, e em nenhuma das ocorrências havia denúncias anteriores de violência contra as vítimas. Desses, nove suspeitos foram identificados e detidos, um está foragido e um caso ainda não teve o autor descoberto. No município em foco, ocorreram duas situações, e os responsáveis estão entre os detidos.

Feminicídios no Brasil:

Uma pesquisa do Ministério da Justiça indica que os casos registrados de feminicídio diminuíram em 5,1% em comparação ao ano de 2023. No ano anterior, a taxa já tinha diminuído quase 2% em relação a 2022. Conforme os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), até outubro de 2024, os estados e o Distrito Federal relataram ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) 1.128 mortes por feminicídio. A esperança é que, em 2025, o Brasil se torne um lugar mais seguro para as mulheres.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.