O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) iniciou a operação Praia Segura nas praias da Região Metropolitana de São Luís. Com o período de férias, os locais ficam bastante movimentado por banhistas.
Para prevenir incidentes e ocorrências mais graves (que em alguns casos podem ser fatais), o Corpo de Bombeiros orienta os banhistas sobre atitudes seguras que podem salvar vidas.
O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), major Jonatan Coutinho, destaca a importância da conscientização dos banhistas para evitar acidentes que podem ser fatais. “Nosso principal objetivo, durante o período de férias, é proporcionar segurança aos banhistas, alertando sobre os riscos de afogamentos e enfatizando que os cuidados na orla marítima são essenciais. O mar é imprevisível e é fundamental que todos respeitem as orientações dos guarda-vidas e tenham atitudes seguras”, alerta.
Em dias de grande movimentação nas praias a vigilância é ainda mais rigorosa. O aumento da quantidade de banhistas, muitas vezes, pode gerar aglomerações que dificultam o trabalho dos salva-vidas e comprometem a segurança coletiva. A operação, que já está em curso, contempla o reforço da presença dos guarda-vidas do BBMar na orla marítima, ações de prevenção e orientação, além de abordagens educativas com banhista e frequentadores das praias. O comandante do batalhão faz questão de frisar que o comportamento seguro na água pode ser a diferença entre a diversão e o risco de tragédias.
As equipes do BBMar estão empenhadas em promover a segurança dos cidadãos, mas a colaboração de cada um é decisiva para evitar acidentes, ressalta o major Jonatan Coutinho. “Todos devem estar atentos às recomendações dos guarda-vidas e seguir as orientações de segurança. Com alguns cuidados básicos, todos poderão aproveitar suas férias com segurança”, acrescentou.
De olho na segurança
Seguir algumas orientações básicas pode salvar vidas, alerta major Jonatan Coutinho, destacando que os banhistas devem estar atentos aos perigos do mar e ter atenção às orientações dos guarda-vida. Eles são os profissionais capacitados para informar sobre as condições do mar, as áreas mais seguras para o banho e o comportamento adequado na água.
Entres as principais orientações estão evitar o consumo de álcool e nunca entrar na água sob o efeito de bebida alcoolica. “O consumo excessivo pode prejudicar os reflexos e a capacidade de julgamento, aumentando as chances de um afogamento”, ressalta o major Jonatan Coutinho.
Uma outra dica é escolher profundidades seguras quando entrar no mar, mantendo-se em locais onde a água não ultrapasse a altura do umbigo. Dessa forma, reduz-se o risco de ser surpreendido por ondas ou correntes fortes. Atenção redobrada às crianças, que devem estar sempre acompanhadas de um responsável e, além disso, devem usar coletes salva-vidas em locais onde o mar seja mais agitado.
A prevenção também é importante, alerta o major Jonatan Coutinho, ressaltando que o afogamento é um acidente que pode ser evitado com atitudes simples e prudentes. Durante a operação Praia Segura, as equipes reforçam as medidas educativas, além de orientar sobre os primeiros socorros em caso de emergência.