Na primeira sessão do ano de 2025, a advogada Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino foi eleita de forma unânime para assumir a presidência do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil. Na ocasião, 36 membros tomaram posse, dos quais 20 foram reeleitos para o TED para o período de 2025 a 2027.
Segundo Kaio Saraiva, que preside a OAB/MA, essa ação do órgão busca promover e valorizar o trabalho das mulheres.
Na cerimônia, realizada de forma híbrida, foram apresentados os membros da Diretoria do TED, composta pela presidente Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino; pelo vice-presidente Lourival Godinho da Silva Júnior; pelo Corregedor Geral Ricardo Luiz dos Santos Castro; pela Corregedora Adjunta Emmanuelly Abreu Lima Lôbo; e pela Secretária Geral Katiana dos Santos Alves.
A votação incluiu todos os conselheiros seccionais, sem registrar votos em branco ou nulos, além da participação de Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva, o presidente do TED na gestão anterior.
Segundo a presidente do TED, Maria da Glória Costa Gonçalves de Sousa Aquino, “a escolha feita pelos advogados do Maranhão de eleger a primeira mulher para liderar o Tribunal de Ética simboliza o avanço de uma democracia fortalecida, fundamentada na igualdade de gênero e na paridade, além de ser uma resposta ao cumprimento da meta 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa a universalização dos direitos humanos, promovendo a igualdade e o empoderamento feminino.”