Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou a contratação de 9.580 temporários para as funções de Agente de Pesquisa e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ). A chamada para organizadoras interessadas em conduzir os processos seletivos foi publicada, e as vagas exigem nível médio de escolaridade.
As oportunidades foram confirmadas com a divulgação de uma convocação para organizadoras que estejam interessadas em conduzir os dois processos seletivos simplificados. Ambos os cargos requerem ensino médio completo.
Segundo o IBGE, em relação do total de vagas, 8.480 são para Agentes de Pesquisa e Mapeamento e 1.100 para Supervisores de Coleta e Qualidade. Para os supervisores, é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em validade, e ser no mínimo da categoria B.
Os candidatos passarão por uma prova objetiva composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta. Os conteúdos programáticos para as questões serão divulgados posteriormente.
A previsão é que os novos contratados comecem a atuar em novembro deste ano, com a publicação do edital e a aplicação da prova ocorrendo nos próximos meses. Essa oportunidade representa uma importante chance de ingresso no setor público, especialmente em um momento em que a pesquisa e a coleta de dados são cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas.