A partir desta quinta-feira (10), cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos precisarão de visto para entrar no Brasil. Essa medida foi estabelecida por um decreto do poder Executivo e segue o princípio da reciprocidade, já que esses países exigem visto de cidadãos brasileiros6.
O Itamaraty comunicou que o governo brasileiro continua a tratar de acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com as nações citadas. Em uma postagem em uma plataforma de redes sociais, o ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou a posição do governo brasileiro.
Informações do painel de Chegadas de Turistas Internacionais ao Brasil da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), revelam que em 2024, o Brasil acolheu 728.537 visitantes dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá, e 52.888 da Austrália.
O visto poderá ser solicitado nas modalidades visto eletrônico (e-visa), disponível no https://brazil.vfsevisa.com/ ou visto impresso, tramitado junto a uma repartição consular brasileira no exterior. O visto eletrônico custará US$ 80,90, permitirá múltiplas entradas e terá validade de 10 anos para norte-americanos e 5 anos para canadenses e australianos.