Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Caminhada pela conscientização do autismo
Emalta

Cidades mais atingidas com avanço da Dengue irão receber reforço no combate

Cidades mais atingidas com avanço da Dengue irão receber reforço no combate
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 08/04/2025 14:45 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

Entre janeiro e março de 2025, foram notificados 850 mil casos prováveis de dengue no Brasil. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná concentram 73% desses casos e respondem por 86% de todos os óbitos por dengue no país. Até 8 de abril de 2025, São Paulo registrou aproximadamente 522 mil casos de dengue e 390 mortes relacionadas, com mais 475 mortes sob investigação. Em 2024, foram reportados mais de 9,6 milhões de casos de dengue e 5.441 mortes em todo o Brasil.

Diante desse quadro o Ministério da Saúde lançou  nesta terça-feira (8),  um plano de ações para enfrentar a dengue, com o intuito de combater e frear a propagação da doença nas áreas mais afetadas do Brasil, foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (8). O propósito principal desse plano é prevenir, especialmente, os casos mais graves e as fatalidades.

Oitenta municípios do país, que atualmente são considerados os mais impactados, receberão apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses lugares apresentam atualmente uma alta taxa de transmissão da dengue e um aumento no número de casos.

Além disso, as cidades foram escolhidas de acordo com dois critérios: uma taxa superior a 50 casos de dengue para cada 100 mil habitantes e uma população maior que 80 mil, o que indica um risco elevado de sobrecarregar o sistema de saúde na região.

Coletivamente, os 80 municípios abrigam mais de 68 milhões de indivíduos. Eles estão localizados nos seguintes estados:

São Paulo: 55 municípios
Paraná: 14 municípios
Bahia: 3 municípios
Pará: 3 municípios
Bahia: 2 municípios
Goiás: 2 municípios

Entre as iniciativas anunciadas pelo Ministério da Saúde está a implementação de até 150 centros de hidratação para atender os pacientes e apoiar a rede de saúde local nessas cidades. De acordo com o ministro Alexandre Padilha, cada um desses centros terá a capacidade de atender até 100 leitos. O investimento total será de até R$ 300 milhões.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.