Na tarde desta sexta-feira (7), 111 brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos chegarão ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. O governo federal, em colaboração com a administração do Ceará, criou uma infraestrutura especial para recebê-los, incluindo a distribuição de água, alimentos, pontos de energia para recarga de dispositivos eletrônicos, além de oferecer acesso à internet e a presença da Força Nacional do Sistema Único de Saúde.
Foi também criado um centro de atendimento humanitário para os deportados, que opera sob a supervisão da Secretaria de Direitos Humanos do Estado, com apoio da Polícia Federal no que diz respeito aos serviços de imigração.
Segundo a comunicação do governo federal, equipes formadas por profissionais de diversas áreas estão preparadas para fornecer todos os serviços essenciais aos brasileiros repatriados, como a inscrição em escolas e a regularização das vacinas, assegurando que todos possam retornar com segurança a seus estados de origem.
Para aqueles que optarem por permanecer em Fortaleza, haverá suporte de profissionais em dois pontos de atendimento, um localizado na área de desembarque e outro na rodoviária da cidade.
O desembarque na capital do Ceará será monitorado por um diplomata brasileiro.