Na madrugada desta sexta-feira (28), moradores foram acordados pelas chamas que avançavam sobre o Morro do Pai Inácio, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. O incêndio, que atingiu alturas de até 5 metros, chegou a 50 metros de um estabelecimento comercial nas imediações, um local considerado cartão-postal e um dos atrativos mais visitados da região. Funcionários do estabelecimento, brigadistas e caminhoneiros que pernoitavam no local se uniram para ajudar a combater o fogo.
O Corpo de Bombeiros informou que 25 militares e dois aviões modelo Air Tractor estão atuando no combate às chamas. A proprietária de um estabelecimento comercial nas imediações, Lêdy Valôis, usou as redes sociais para chamar a atenção das autoridades e de voluntários para a necessidade de unir esforços para conter as chamas, que se alastram com muita velocidade.
Duas equipes da Brigada Voluntária de Lençóis já foram direcionadas para conter o fogo, e os bombeiros militares do 2°SGBM/Lençóis atuaram no princípio de incêndio com a ajuda dos brigadistas em Palmeiras. As chamas foram controladas em cerca de três horas, mas a situação continua crítica. A Guarda Municipal segue em operação de controle ao acesso da região.