Carregando informações da música...
Times

Transmissões -

Delegado afirma que pessoas que saquearam carga de arroz vão responder pelo crime
Emalta

MEC aponta que as matrículas no ensino médio integral cresceram

MEC aponta que as matrículas no ensino médio integral cresceram
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 09/04/2025 16:28 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (9) revelou um aumento de 12% nas matrículas do ensino médio integral nas escolas públicas brasileiras em comparação com 2023. Esse crescimento representa a inclusão de 163 mil novos estudantes nessa modalidade, que oferece uma jornada ampliada de até nove horas e meia por dia.

No momento, o Brasil conta com 6,7 milhões de estudantes inscritos no ensino médio das escolas públicas, dos quais 23,1% frequentam em tempo integral. Mas esse percentual ainda não alcança a meta nacional de 25%. Quando se analisa toda a educação básica, 21,1% dos alunos da rede pública estão em jornadas prolongadas.

Embora a tendência geral seja positiva, o Estado de São Paulo, o mais populoso do país, registrou uma queda de 2% nas matrículas do ensino médio integral na rede pública, com uma redução de 7 mil estudantes em relação ao ano anterior. Outros estados que tamb apresentaram queda foram Mato Grosso do Sul (1%), Rondônia (10%) e Roraima (15%).

Por outro lado, as regiões do Nordeste seguem à frente na ampliação da educação integral. O Ceará, por sua vez, apresentou um dos mais significativos crescimentos no número de inscritos nesse formato.

Segundo especialistas  a educação integral, além de estender o tempo que o aluno fica na escola, costuma proporcionar uma abordagem pedagógica mais diversificada e abrangente.

Outro dado importante do Censo Escolar 2024 é a quantidade sem precedentes de professores: existem 2.367.777 educadores trabalhando nas redes pública e privada do Brasil, em comparação com 2.354.194 registrados no ano anterior.

A proporção de alunos por professor também melhorou. Em média, há um professor para cada 19,9 alunos no país — um progresso significativo em relação a 2007, quando a taxa era de 28 estudantes para cada docente.

 


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.