O Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) declarou nesta quinta-feira (13) que será formada uma comissão especial para discutir e implementar o sistema de votação distrital misto nas eleições para câmaras de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. Segundo ele, a definição ocorrerá após as comissões permanentes da Casa serem decididas.
Conforme o projeto, o sistema sugerido permitirá que o eleitor vote diretamente em um candidato que é o represente em seu distrito (sistema distrital) e em um partido de sua escolha (sistema proporcional). A proposta já foi aprovada no Senado e agora está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Sobre as comissões permanentes da Câmara, Hugo Motta comentou que os líderes estão em conversação para estabelecer os colegiados após o Carnaval.
“Os líderes estão iniciando discussões internas, pois sempre há conflitos. Mais de um partido tende a priorizar as comissões mais relevantes. Espero conseguir resolver isso nos próximos dias e fazer a instalação no início de março”, ressaltou.
As comissões são alocadas entre os partidos com base no princípio da proporcionalidade partidária.