A Comissão Antiviolência, Xenofobia e Racismo do futebol na Espanha determinou que os acusados fossem proibidos de frequentar eventos esportivos no país por um ano e impôs uma multa de 4 mil euros (cerca de R$ 24,7 mil) para cada um.
O evento aconteceu no começo do segundo tempo do jogo em que o Real Madrid derrotou a Real Sociedad por 1 a 0. Aproveitando que o atacante Vinícius Júnior estava perto da linha de fundo, os torcedores, cujas identidades ainda não foram divulgadas, fizeram gestos imitando macacos e xingaram o jogador. A Comissão classificou essas ações como “gestos de natureza xenofóbica e racista”.
A polícia do País Basco identificou os torcedores responsáveis após compilar provas, incluindo a análise de imagens e a realização de perícia de leitura labial.
Em 2023, um torcedor do Mallorca foi sentenciado a um ano de prisão por injúrias raciais contra o atleta, enquanto quatro torcedores do Valencia receberam penas de oito meses de detenção pelos mesmos motivos.
Após a Data Fifa, Vinícius Júnior retornou ao Real Madrid e está à disposição do técnico Carlo Ancelotti para o duelo contra o Getafe, neste domingo (30), pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol.