Uma parceria entre o Instituto de Pesquisa IDEIA e a Universidade Federal de São Paulo, mostra que três a cada dez jovens da chamada Geração Z, com idade até 27 anos tem o plano de abrir o próprio negócio.Outra observação importante no levantamento, é a busca por informações e conhecimento sobre o empreendedorismo.
De acordo com esse levantamento, foi percebido que a escolaridade é um fator importante que está diretamente ligado ao desejo de empreender, ou seja, quanto maior for a formação, maior também é o desejo se se tornar um empreendedor.
Segundo o estudo aproximadamente de 30% dos jovens brasileiros querem empreender ter o próprio negócio. Jovens pretos (31%) e pardos (32%) são os mais interessados em abrir o próprio negócio.
O interesse no empreendedorismo por parte da Geração Z está ligado à busca por independência financeira, flexibilidade e o desejo de encontrar um propósito no trabalho. A inspiração em casos vistos nas redes sociais e pela internet também seriam fatores motivadores.