Evento realizado esta semana, em Curitiba (PR), compartilhou tendências mundiais e exemplos de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs).
Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) compôs a equipe da Missão Técnica organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae-MA) e pelo Conselho Municipal de Turismo de São Luís, que marcou presença na Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI). O evento foi realizado de 18 a 20 deste mês, em Curitiba, Paraná.
O objetivo da Missão Técnica na FIDI foi reunir representantes das entidades do Conselho Municipal de Turismo de São Luís e lideranças estratégicas, como a Setur-MA, para conectar essa rede de parceiros do turismo às boas práticas e tendências mundiais relacionadas ao tema. Durante três dias de evento, especialistas do ramo do turismo, da inovação e gestão pública, trocaram vivências e informações acerca do modelo de administração dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).
Pela Setur-MA, o enviado especial foi o superintendente de Promoção e Marketing, Leopoldo Dickel. Ele conta que participou de imersões em experiências internacionais e nacionais, palestras, exposição de cases de sucesso, visitas técnicas a projetos de inovação e sustentabilidade, além de rodadas inspiradoras com a rede de gestores e empreendedores locais.
“Acreditamos que todos estão retornando com um novo olhar e novas perspectivas após as experiências, trocas de informações nos diversos painéis, contato com boas práticas de DTI e visitas técnicas realizadas durante todo o período da missão liderada pelo Sebrae. Observamos que os Destinos Turísticos Inteligentes são uma realidade que estamos acompanhando e evoluindo. Um processo que vem transformando destinos nos âmbitos nacional e internacional”, disse o superintendente, que também agradeceu ao convite e a todas as instituições parceiras envolvidas na atividade.
O movimento que visa tornar São Luís um Destino Turístico Inteligente tem ganhado força. Em 2023, por meio de consultorias especializadas do Sebrae e do Banco Interamericano, a capital maranhense foi considerada apta para participar do programa Turismo Futuro Brasil e se tornou um DTI em transformação.
A coordenadora de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, Flávia Nadler, afirmou que a participação na FIDI foi uma grande oportunidade para observar e se espelhar nas boas práticas desse segmento, justificando a escolha por Curitiba.
“Benchmarking é uma das ações mais eficazes para sensibilização e qualificação de atores em determinados temas. Foi com este objetivo que escolhemos Curitiba, uma das cidades mais inteligentes do mundo, como cenário para conexão. Iniciativas como esta engajam a governança e subsidiam lideranças estratégicas de segmentos representativos do trade, como agências, hotéis, restaurantes, setor público, entre outros, na convergência de esforços para a cocriação e colaboração em projetos e ações inovadoras e sustentáveis que visem a transformação de São Luís em um destino turístico mais inteligente”, afirmou Flávia.
A programação da Feira Internacional de Destinos Inteligentes em Curitiba se encerrou na última terça-feira (19). Mas a Missão Técnica prosseguiu, no dia seguinte, para ampliar a bagagem dos participantes sobre o assunto. Eles fizeram visitas técnicas à Fazenda Urbana, Mercado Municipal de Curitiba – com foco na área de produtos orgânicos e departamento da pessoa com deficiência – Associação de Empreendedores do Centro Histórico e Jardim Botânico.