Estrada que liga à Praia de Araoca será inaugurada no próximo domingo (28)

Será inaugurada no próximo domingo (28) a estrada que liga o município de Guimarães à Praia de Araoca. Conhecida como ‘Caminho dos Poetas’, a via vai facilitar a população e turistas no acesso ao litoral com mais conforto e segurança, gerando oportunidades de emprego e renda para a comunidade local, além de lazer e entretenimento, é o que explica o governador Carlos Brandão.

“A Estrada de Araoca é um sonho antigo da população e será de grande importância para o turismo da região. Há os moradores de diversos povoados que também serão beneficiados com a pavimentação. Ou seja, é uma obra que vai impactar positivamente na vida das pessoas”, comemorou o governador.

As obras, iniciadas em julho de 2023 com investimento superior a R$16 milhões e realizadas pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), garantiram que a estrada tivesse 6 metros de largura, acostamentos em ambos os lados, sinalização eficiente e sistema de drenagem para prevenir problemas como alagamentos e erosões. Além de Guimarães, a intervenção irá beneficiar cidades como Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.

“A praia de Araoca é uma das mais belas praias do litoral maranhense. Sem estrada e infraestrutura, era um local praticamente inacessível. Agora, com a pavimentação realizada, a gestão estadual espera desenvolver a região, fomentando o turismo e a geração de renda. Isso também demonstra o compromisso do governo com o desenvolvimento de todas as regiões do nosso estado”, pontuou o secretário de Estado de Governo (Segov), Márcio Machado.

Araoca, conhecida por sua beleza natural e culinária, especialmente a base de camarões, enfrentava dificuldades de acesso devido a estradas de piçarra e areia. Agora, o Caminho dos Poetas não só impulsionará o turismo como interligará 15 povoados, facilitando o transporte de alunos, pacientes e escoamento da produção local.

“Esta obra tem importância especial tanto pelo fortalecimento do turismo na região, como também como elemento de integração da Baixada Maranhense, uma vez que ela complementa a entrega da estrada de Bequimão até Central, reduzindo a distância entre os municípios do Litoral”, disse o secretário de Estado de Articulação Política (Secap), Rubens Pereira.

A Praia de Araoca fica na Baía do Cumã, onde naufragou o navio que trazia o poeta Gonçalves Dias, na madrugada de 10 de agosto de 1823. É um dos pontos mais bonitos do litoral maranhense e que, agora, será incluído no mapa de turismo do Maranhão. Tendo em vista todo o contexto cultural e de desenvolvimento econômico, o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira, fala da expectativa da inauguração da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *