O atacante Igor Catau que passou pelo Sampaio Corrêa em 2022, foi banido do futebol profissional. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (11), pela Fifa. O jogador já havia sido condenado no Brasil pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o que lhe daria a possibilidade de atuar no exterior.
A decisão ainda cabe recurso, mas se for mantida, o atacante ficará impedido de atuar como jogador profissional em qualquer parte do planeta. Catatau foi quem recebeu a pena mais rigorosa por ter sido denunciado como o intermediar na suposta venda de resultados em jogos da série B do Campeonato Brasileiro do ano passado.
No total 11 atletas de várias equipes foram denunciados no esquema de corrupção pelo Ministério Público de Goiânia. Também são investigados o zagueiro Paulo Sérgio e lateral direito Mateusinho que também estava na equipe maranhense no ano passado. Completam a lista: Gabriel Tota, Paulo Miranda, Fernando Neto, Eduardo Bauerman, Mateus Gomes, André Queixo, Moraes e Kevin Lomónaco.
Na época das investigações, o Sampaio disse que foi o principal prejudicado com a ação criminosa. O time boliviano terminou a competição na quinta colocação. Todos os investigados que defendiam a equipe maranhense foram afastados de suas funções.