Inmet: julho terá temperaturas elevadas e chuvas no Norte e litoral

O mês de julho terá temperaturas acima da média em grande parte do país e chuva concentrada no norte da Região Norte e no litoral do Brasil.

A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

(Foto: Inmet)

A chuva será próxima e abaixo da média em grande parte no Sul da Região Norte, no interior da Região Nordeste, no Centro-Oeste, no Sudeste e no Oeste da Região Sul.

Segundo o Inmet, essa redução da chuva em grande parte do país favorece o aumento de queimadas e incêndios florestais, além do aumento de doenças respiratórias.

E pode reduzir ainda a umidade no solo, afetando as lavouras de milho, que está com a segunda safra em estágio reprodutivo; e a do trigo, em desenvolvimento.

Mas, pode favorecer a maturação e a colheita do algodão no interior do Nordeste e Centro-Oeste; além da cana-de açúcar e do café na Região Sudeste.

De acordo com o Inmet, é preciso estar atento à previsão de chuva acima da média no nordeste do Rio Grande do Sul, que já sofre com as chuvas nos últimos meses.

E essa condição ainda pode dificultar a semeadura do trigo.

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média na parte Centro-Norte do país, devido à redução das chuvas, onde as temperaturas médias podem ultrapassar 26ºC.

Em algumas áreas do Norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste e do interior do Nordeste, as temperaturas devem ser próximas ou abaixo da média variando entre 20ºC e 22ºC.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *