O Itamaraty confirmou que os brasileiros estarão na lista desta sexta-feira (10) para deixar a Faixa de Gaza. A divulgação ocorreu após o chanceler Mauro Vieira manter contato telefônico com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen.
O grupo de brasileiros e familiares próximos que aguarda autorização para deixar a Faixa de Gaza foi avisado, nesta quinta-feira (9), que poderá deixar o território palestino.
“Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã”, afirmou o Itamaraty por meio do X (antigo Twitter).
Na Faixa de Gaza, há um grupo de 34 brasileiros e familiares próximos que solicitaram repatriação ao governo brasileiro. O grupo está dividido entre duas cidades palestinas: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis, a 10 km da passagem.
A passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, tem recebido estrangeiros e palestinos feridos desde 1º de novembro. No entanto, apenas têm autorização para cruzar a fronteira aquelas pessoas cujos nomes constam em uma lista elaborada por autoridades do Egito e de Israel – ela é divulgada a cada dia.