Mais de 180 mil contribuintes maranhenses ainda vão receber restituição do IR

O pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 ocorreu no dia primeiro de maio. Outros quatro lotes estão previstos até o mês de setembro e vão beneficiar 189 mil contribuintes no Maranhão; o próximo será pago no dia 28 de junho, com consulta aberta a partir do dia 21.

No primeiro lote, foram pagos um total de R$ 143 milhões para 81 mil contribuintes no estado; a restituição é depositada na conta bancária informada na declaração enviada pelo contribuinte.

(Foto: Reprodução)

Para quem não foi contemplado na primeira leva e não quer esperar pelos próximos lotes, existe a possibilidade de antecipação da restituição do Imposto de Renda junto à instituição financeira indicada no momento da declaração.

“Trata-se de um adiantamento do valor do imposto de renda, que pode ser utilizado para diversas finalidades, como pagamento de contas, investimentos ou qualquer outra necessidade financeira”, afirma Ana Paula Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sincred Nordeste.

Conforme a especialista, a antecipação é indicada principalmente para quem precisa resolver pendências financeiras com certa urgência ou que quer realizar projetos que não podem esperar. Além disso, por meio da antecipação é possível evitar taxas e tarifas de outras modalidades de crédito.

“A antecipação da restituição permite ao contribuinte ter maior controle sobre as finanças pessoais, pois o valor recebido pode ser utilizado de acordo com as necessidades individuais”, diz Ana Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *