Jogos do final de semana definiram classificados e rebaixados no maranhense

4 jogos fecharam a última a primeira fase do segundo turno do maranhense no último sábado (25).

Sampaio X Maranhão 
No estádio Castelão, Sampaio e Maranhão fizeram o segundo clássico samará da temporada. Já classificados para a semifinal, as duas equipes empataram em 2x2. Depois de um primeiro tempo sem apresentar um grande futebol as duas equipes retornaram pra a etapa complementar mais dispostas e logo aos 13 minutos, Cebolinha aproveitou um passe de Vinícius Cascais para fezer 1x0 para o Mais Querido. 

Em desvantagem no placar, o técnico do MAC processou algumas alteracões e deixou o time mais ofensivo e  aos 25 minutos, Jorge cobrou o escanteio pela direita e o zagueiro Fernando de cabeça deixou tudo igual. Cinco minutos mais tarde, o Sampaio voltou a ficar a frente com Eloir cobrando penâlti depois de um toque de mão do volante Vander na área atleticana.

Apesar da desvantagem, o MAC não se abateu e continuou as investidas no ataque. Primeiro o atacante Giliard teve tudo para empatar, mas disperdicou e aos 45, Fabricio avançou pela esquerda entrou na área e foi derrubado por Mauro Silva. Pênalti para o MAC que Vander cobrou e mais uma vez deixou tudo igual. 

Com o empate, as duas equipes confirmaram a primeira posição nos seus respectivos grupos. Sampaio lider do grupo A com 10 pontos e o Maranhão líder do grupo B com 8 pontos. 

Iape X Moto


Já no estádio Nhozinho Santos, o Moto conseguiu uma vitória heróica diante do Iape. Depois de mandar no jogo nos primeiros 45 minutos, com bola na trave e muitos gols perdidos, o ‘Canário da Ilha’ retornou para o segundo tempo bem diferente e começou a sofrer pressão rubro negra. 

Com dois gols de Fernando e um de Arlem a equipe motorizada venceu o Iape por 3x0 e, além de escapar definitivamente do rebaixamento ainda chegou aos 6 pontos conquistados, alcançando a segunda posição do grupo B. 

Cordino X Chapadinha
O estádio Leandrão em Barra do Corda foi palco da partida mais polêmica da rodada. Com dois gols anulados pelo trio de arbitragem: um marcado por Wllices e outro por Kaká, o jogo deixou muita gente com o ‘nervo a flôr da pele’. 

Acompanhe os videos:





Com todas as reclamações do time mandante a partida não passou de 1x1. Com esse empate, o Cordino chegou apenas aos 5 pontos, perdendo a segunda posição do grupo B para o Moto Clube. Já o Chapadinha se manteve na divisão de elite do futebol maranhense para 2024. 

Pinheiro X São José 

Jogando diante da sua torcida no estádio Costa Rodrigues, o Pinheiro foi protagonista da maior goleada da competição. Precisando da vitória e do saldo de gols para passar para a próxima fase, o Búfalo derrotou o peixe-pedra por 10x2. Com destaques para o meia Neto que foi escolhido o craque do jogo e o atacante Cleber Pereira que marcou 3 vezes e se igualou a Eloir do Sampaio na artilharia com 5 gols cada. 

Para o atacante paqueano, o Búfalo fez o que deveria fazer para obter a classificação para a próxima fase da competição. “Nós tínhamos que se impor dentro do jogo. Tivemos um pouco de dificuldade no início, mas graças a Deus depois acertamos e conseguimos fazer os gols que presisávamos” disse o artilheiro. A equipe da baixada maranhense se classificou na segunda posição do grupo A com 7 pontos. 

Rebaixamentos
Sem alcançar nem uma vitória na competição, o São José foi a primeira equipe a ser rebaixada para a serie B do ano que vem. O time balneário sofreu 38 gols em 7 jogos e conseguiu marcar apenas 5, ficando com um saldo negativo de menos 33 gols.

A outra equipe rebaixada foi o Iape que consegiu obter apenas duas vitórias durante toda a competição o que não foi o suficiente para se manter vivo na elite do futebol maranhense para a próxima temporada.
 
Semifinal 
A primeira partida da semifinal está marcada para acontecer no próximo domingo (5), às 16h, no estádio Castelão entre Maranhão e Pinheiro. Enquanto, o segundo confronto da semifinal entre Sampaio e Moto deve acontecer no outro domingo (12), também no Castelão no horário das 16h.

A divulgação das datas e horários foram divulgados na tarde desse domingo (26), pela Federação Maranhense de Futebol. Segundo a entidade, o Maranhão teria pedido a confirmação dessa data. Já o Pinheiro contesta e pede que seja mantida a data anterior do dia 11 de março.