Ministério Público e Seduc discute violência nas escolas estaduais

Educação
Representantes do Ministério Público Estadual e Secretaria de Estado da Educação

Na tarde desta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou do V Encontro “Cenário de Violência nas Escolas: um desafio para todos nós”, realizado no auditório do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), em São Luís, por meio da 1ª promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís.

O encontro está em sua 5ª edição e teve por objetivo promover um debate acerca do cenário de violência nas escolas da rede estadual de ensino, envolvendo a comunidade escolar em geral, estudiosos e o poder público, assim como buscar mecanismos que favoreçam o enfrentamento eficaz de comportamentos destrutivos apresentados no ambiente escolar.

O vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, e o subsecretário de Educação, Anderson Lindoso, participaram do evento e dialogaram sobre a parceria entre o MP-MA e a Seduc no combate à violência no ambiente escolar, com foco na preservação da garantia do direito à educação.

“Nossas principais armas contra a violência nas escolas são a educação e o amor. Combatemos através da orientação e do ensino, tendo em vista que a educação pode sim reduzir os índices de violência, os índices de ameaças e ataques a partir de ações pedagógicas nas escolas e, para isso, nós temos o apoio do Ministério Público”, ressaltou Felipe Camarão.

Para Paulo Avelar, 1º Promotor de Justiça de Defesa da Educação de São Luís, o seminário serve exatamente para avaliar e encontrar alternativas para enfrentamento do cenário de violência no espaço escolar. “Nesses diálogos, podemos traçar metas que tenham como finalidade a capacitação dos gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar, para que consigamos meios de minimizar e tentar exportar da sala de aula e do espaço escolar esse tipo de atividade violenta”, pontuou o promotor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *