A solenidade aconteceu de forma virtual, teve a participação dos representantes das 8 equipes que vão disputar a primeira divisão do estadual para 2024 e foi mediada pela Federação Maranhense de Futebol através do vice-diretor de competições, Hans Nina.
A pauta principal do evento foi a forma de disputa da competição para a próxima temporada. Na oportunidade, duas propostas foram colocadas a mesa: uma defendida por Sampaio, Moto, Chapadinha e Cordino, que sugeria um campeonato de pontos corridos com jogos de ida e volta, com a final entre os dois primeiros colocados, em jogo único.
Já a segunda proposta foi pautada pelas equipes do Imperatriz, Maranhão, Pinheiro e Tuntum que também sugeriu que o estadual fosse em pontos corridos com jogos de ida e volta, mas classificando os 4 primeiros para as semifinal em ida e volta e os classificados realizando a final em dois jogos.
Uma nova reunião será realizada para definir o número de jogos tanto da primeira fase como as semifinais e final. A data deve ser agenda para o final de novembro. Com a modalidade de pontos corridos, o Campeonato Maranhense de 2024 terá um calendário mais extenso, o que será necessário que seja iniciada na primeira quinzena de janeiro devido a liberação das datas para a realização das competições nacionais.
A nova forma de disputa da competição terá ainda como objetivo estender o calendário do futebol maranhense e garantir vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileiro devido a extinção da Copa FMF.