São Luís: Ciclistas pedem mais segurança

Ciclistas
Foto divulgação. Fonte: O Imparcial

Um expressivo numero de ciclistas se reuniram na manhã deste sábado, 30, na Avenida Litorânea, em São Luís, para homenagear o médico Édson Soares, de 54 anos, que morreu atropelado por um carro na sexta-feira (29).

O encontro também foi um protesto pacífico para exigir mais segurança para ciclistas nas ruas da Capital do Estado.

Durante o protesto, os ciclistas fizeram apelos por ações concretas das autoridades a fim de evitar futuras tragédias semelhantes. Alguns dos pontos de destaque incluem:

  • Fechamento de pelo menos uma faixa da Avenida Litorânea das 04h às 07h, destinada exclusivamente a ciclistas e corredores.
  • Presença de postos policiais fixos em diversos pontos da Avenida Litorânea, como cabines suspensas. Sugestões de locais incluem todos os pontos de acesso à Litorânea, como Pescador, Parquinho, Coco Mel e Yemanjá.
  • Implementação e efetivo funcionamento de câmeras de monitoramento ao longo da Avenida Litorânea.
  • Instalação de radares de controle de velocidade em mais pontos da Avenida Litorânea.

Apesar dos inúmeros benefícios para a qualidade de vida, diminuição da poluição, para economia e para a mobilidade urbana, levantamento feito pelo movimento Aliança Bike, revelam que o numero de ciclovias nas capitais do Brasil, cresceu apenas 4% entre 2022 e 2023. São Luís do Maranhão  nem aparece entre as capitais com maior rede de ciclovias ou ciclofaixas. 

Ao longo de várias gestões municipais , os investimentos são mínimos em infraestrutura para quem deseja andar de bicicleta pelas ruas de São Luís. Além da falta de infraestrutura, também não há sinalização específica, fiscalização ou campanhas de conscientização voltada para a segurança dos ciclistas. 

Em uma busca por ciclovias exclusivas na Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, São Luís aparece sem nenhum registro.

Segundo a Secretaria Municipal de Transito e Transportes – SMTT, até agora foram implantados 36 quilometros de ciclovias e ciclofaixas em nas avenidas Rei de França, Litorânea, área da Lagoa da Jansem, Itapiracó, Via Expressa, Cohab, Península e Ponta da Areia.

Com informações de  O Imparcial, Jornal Pequeno e outras fontes citadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *