Uma força-tarefa, ampliada para 20 equipes de trabalho, foi iniciada no sábado (8), com foco especial nos quase 60 km entre a cidade de Vitória do Mearim e o povoado Santeiro.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o fluxo de veículos na Baixada Maranhense deve ser restabelecido nos próximos 40 dias.
O problema na MA-014 se agravou quando a rodovia se tornou uma alternativa de tráfego após a interdição de uma ponte na BR-316, na região de Santa Inês, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). A sobrecarga do trânsito intenso de caminhões, somada às fortes chuvas na região, comprometeu a conservação e a pavimentação da via estadual, resultando em pontos esburacados.
A interdição da ponte na BR-316 ocorreu após indígenas da Terra Indígena Pindaré encontrarem uma corrosão embaixo do vão central da ponte, que fez parte da estrutura ceder e cair. A ponte sobre o Rio Pindaré, conhecida como “Ponte dos Índios”, foi interditada de forma cautelar na última segunda-feira (3), devido aos riscos estruturais detectados.
Segundo uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, foi constatado que houve um rompimento na laje, mas não foram registradas movimentações e portanto,não há risco iminente de desabamento no momento. Ainda de acordo com DNIT, um plano de trabalho já está em andamento para que a ponte esteja segura e reabilitada.No momento só é permitida a passagem de ciclistas e pedestres no local.