As pessoas estão cada vez mais à procura de locais onde possam ter uma conexão direta com a natureza e, mesmo durante a temporada de chuvas, quando muitas áreas têm sido impactadas, algumas, como a Chapada das Mesas, se transformam em um destino especial, atraindo um perfil distinto de turistas.
O Parque Nacional fica no sul do Maranhão, entre as cidades de Carolina, Riachão e Estreito, e proporciona uma experiência singular aos visitantes, devido às suas cachoeiras de águas transparentes e temperatura que não ultrapassa 22º C, além dos sítios arqueológicos e das formações de arenito que datam de milhões de anos, tornando a visita inesquecível.
Como chegar à Chapada das Mesas:
Os aeroportos de Imperatriz (MA) e Palmas (TO) são os mais próximos. Ao escolher qualquer um dos dois para desembarcar, será necessário pegar um ônibus até Carolina, que é considerada o ponto de partida para a exploração do ecossistema local. Outra alternativa é viajar de carro até o local. Partindo de Imperatriz, a distância a percorrer é de 222 km e, saindo de Palmas, deverá enfrentar 462 km.
As passagens de ônibus podem ser compradas pela internet, e os preços são os seguintes:
De Imperatriz para Carolina, o custo é cerca de R$ 85, além das taxas, enquanto de Palmas o valor sobe um pouco mais, chegando a R$ 178, também com taxas incluídas.