Os turistas do Maranhão que estavam em excursão por Israel, devem desembarcar no Maranhão por volta da meia-noite dessa quarta-feira (11). Os maranhenses estão em voos comerciais e fazem conexão em Recife (PE), e depois seguem para São Luís, e posteriormente para Imperatriz.
A caravana desembarcou em Brasília durante a madrugada e foram recebidos por diversas autoridades brasileiras, dentre elas, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; da embaixadora Maria Laura da Rocha, e o tenente brigadeiro Damasceno, comandante da Aeronáutica.
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de ontem (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal.
O pastor Antônio Dias, de Imperatriz, que lidera o grupo de brasileiros em excursão à Israel, registrou a emoção que tomou conta dos brasileiros na chegada ao país.
Antônio Dias e o grupo de brasileiros deveriam ter embarcado de volta ao Brasil no último sábado (07), quando teve início os conflitos na Faixa de Gaza.
O governo federal mobilizou a repatriação dos brasileiros devido ao confronto iniciado no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio. Estão previstos mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.
As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Rio de Janeiro, no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia.