Foto: Divulgação
Com o intuito de conscientizar usuários sobre a importância do uso correto do capacete, a Uber começa a emitir alertas educativos em sua plataforma. Antes de todas as viagens utilizando a modalidade Uber Moto, o aplicativo passa a enviar uma mensagem reforçando o uso do equipamento, mesmo em viagens curtas.
O capacete é um equipamento mandatório em todas as viagens com moto e é fundamental para a segurança de todos, inclusive de quem está na garupa. Utilizá-lo de forma correta, com a cinta afivelada e a viseira abaixada, evita que ele saia da cabeça em caso de movimentos bruscos.
“A informação está no centro da prevenção e estamos sempre pensando em como entregá-la de forma eficiente e oportuna aos motoristas parceiros e usuários da Uber. O novo alerta para o uso do capacete é um exemplo de como aproveitar o alcance da plataforma e contribuir para a proteção dos milhões de brasileiros que usam o app”, afirma a gerente de produto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Uber instalado em São Paulo, Mariana Esteves.
DICAS E ORIENTAÇÕES
A Uber reforça que tanto motociclistas parceiros quanto os usuários estejam atentos às orientações de segurança relacionadas aos equipamentos e comportamento em viagens na modalidade Uber Moto. Confira o que é importante saber, antes de solicitar uma viagem no aplicativo:
O que é preciso saber antes de embarcar?
– Se beber, vá de carro: a lei proíbe dirigir ou andar de moto sob efeito de álcool, drogas ou qualquer substância que prejudique a capacidade de operar ou se equilibrar no veículo com segurança. Se um motorista notar que o usuário está embriagado ou fora de si, ele pode recusar a viagem para sua própria segurança.
– Capacete é obrigatório e protege vidas: nunca inicie uma viagem com moto sem se equipar com o capacete! Além de ser obrigatório por lei, bem como pelas regras da plataforma, o equipamento é fundamental para a segurança em viagens com moto. A situação ideal é que o usuário tenha seu próprio capacete individual. Caso não o tenha, é possível perguntar ao motorista parceiro se há um extra disponível, antes de iniciar uma viagem de Uber Moto.
– Vestuário também reforça a segurança: use roupas apropriadas que permitam a mobilidade. Evite sandálias ou calçados que caiam facilmente, assim como roupas de banho, optando por roupas que cubram partes do corpo como o tórax e pernas e dando preferência a elementos que deem alta visibilidade, principalmente à noite.
– Cuide dos seus pertences: evite deixar objetos nos bolsos e guarde todos os seus pertences em uma bolsa ou mochila, para reduzir as chances de perder algum item durante o trajeto.
Como se portar em uma moto com segurança?
– Uso correto do capacete: o capacete deve estar devidamente fixado. É necessário manter as viseiras limpas e respeitar a validade indicada pelo fabricante. A parte externa do capacete precisa ser higienizada com álcool à 70%, ou álcool em gel, já a parte interna e alças (espuma e tecidos) precisa ser higienizada com produtos tipo spray desinfetante. É recomendado que, antes e após cada viagem, tanto o motorista parceiro quanto o usuário higienizem as mãos com álcool em gel.
– Subir e descer da moto: suba ou desça da motocicleta somente após avisar o motorista e espere até ele estar com os dois pés no chão. Para se posicionar corretamente, coloque um pé em um dos pedais de apoio, no lado oposto do escapamento. Então, apoie as duas mãos no ombro do motorista e passe a outra perna sobre o assento, apoiando o pé no apoio oposto. Em caso de dúvidas, basta pedir orientação ao motorista parceiro.
– Durante a viagem: segure com as duas mãos no condutor ou nas alças traseiras da motocicleta e mantenha os pés nos pedais de apoio durante toda a viagem, evitando colocar os pés no chão durante as paradas. Monitore o movimento do corpo do motorista e acompanhe seus movimentos, mantendo o peso onde ele o mantém. Nas curvas, você deve seguir com o corpo os movimentos do condutor. Além disso, tenha cuidado com o escapamento para evitar queimaduras, especialmente nos pés e pernas.
– Evite prejudicar a condução: mantenha a atenção nos movimentos da motocicleta para evitar atingir o motorista com o capacete. Evite também ações como usar ou atender o celular, passar maquiagem, comer ou beber, fumar, distrair o motorista, entre outras ações que possam atrapalhar a viagem.
Com informações da Assessoria