Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Deputado HIldo Rocha quer políticas públicas para combater transtornos do sono
Emalta

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações
Publicado por Talliana Luz | Data da Publicação 28/03/2025 08:45 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cautelar do creme dental Mint Clean, da Colgate, após uma mudança na fórmula do produto ter causado reações adversas em consumidores. A suspensão, válida por 90 dias, ainda pode ser contestada pela empresa.

O Mint Clean é uma versão do Colgate Total 12 e começou a ser comercializado em julho de 2024. A principal alteração na composição foi a substituição do fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho.

Segundo a Anvisa, oito notificações foram registradas, relatando um total de 13 eventos adversos associados ao uso do creme dental.

Os consumidores que relataram reações descreveram sintomas como inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, sensação de ardência, dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Na plataforma ReclameAqui, há ainda mais de mil reclamações envolvendo alergias relacionadas ao creme dental. Diante das queixas, a Anvisa optou pela interdição do produto, impedindo sua comercialização, distribuição e uso até que a segurança da fórmula seja avaliada.

A agência explica que esse tipo de medida é tomada quando há indícios de que um produto pode representar riscos à saúde pública, seja por reações adversas, contaminação ou descumprimento de normas sanitárias.

Em nota, conforme o Estadão, a Colgate defendeu a segurança da nova fórmula, afirmando que ela é fruto de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, a empresa reconheceu que alguns consumidores podem apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como o fluoreto de estanho.


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.