Em comemoração aos seus 208 anos, o Teatro Arthur Azevedo abriu as portas nesta segunda-feira (2) com uma programação especial e gratuita dedicada aos amantes das artes. Ao longo do dia, o público pode acompanhar apresentações musicais, canto coral, exibição audiovisual sobre a história do teatro e o lançamento da exposição inédita “O Legado do Teatro União” .
Entre os destaques da celebração está a inauguração do projeto “Beco das Artes”, uma iniciativa que transforma um espaço de circulação do teatro em um ambiente acolhedor para apresentações artísticas de pequeno porte. A proposta busca valorizar a produção local e ampliar os espaços para a cultura maranhense.
A exposição “O Legado do Teatro União”, que estará em cartaz de 5 a 30 de junho, convida o público a conhecer a história do primeiro teatro maranhense, inaugurado em 1817. Por meio de documentos históricos digitalizados, a mostra apresenta contratos originais de artistas, a planta arquitetônica do teatro e até a íntegra da peça “Concórdia”, escrita especialmente para a inauguração do Teatro União.
O trabalho é resultado de uma pesquisa liderada pela Profª Drª Marineide Câmara Silva, do Departamento de Artes Cênicas da UFMA, em parceria com o Grupo de Pesquisa Teatro, Memória e História (GPTEMHIS) e o projeto de extensão “O Arquivo Físico e Digital do Teatro União”. A iniciativa tem como objetivo preservar e divulgar a memória das artes cênicas no Maranhão.
Fechando a programação, a partir das 18h, o público poderá aproveitar uma Roda de Samba com o Grupo Argumento, trazendo descontração e música popular para celebrar mais um aniversário do teatro.