Cerca de 100 profissionais das forças de segurança pública participam, em Imperatriz, do Curso de Gerenciamento de Crises de Segurança nas Cidades, que acontece pela segunda vez no Maranhão. A formação, promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), reforça a preparação das equipes para atuar em situações de alta complexidade.
Durante uma semana policiais civis e militares, bombeiros, peritos, agentes da Defesa Civil, integrantes do Centro Tático Aéreo, da Inteligência Estadual e da Força Integrada de Segurança Pública, além de policiais federais e rodoviários federais, guardas municipais, do Exército Brasileiro, servidores do Banco do Brasil, Caixa, Prossegur Brasil e Cefor Transporte de Valores participam de aulas teóricas e práticas sobre estratégias de resposta a ataques contra bancos e transportadoras de valores.
A solenidade que marcou o início da capacitação, realizada no auditório da Faculdade de Imperatriz (Facimp), contou com a presença dos comandos das forças de segurança e diversas autoridades do poder executivo, legislativo, judiciário e do Ministério Público de Imperatriz e dos municípios das regiões Oeste e Sul do estado.
O encerramento será marcado por uma simulação realista de assalto a banco, que permitirá aos participantes aplicar, de forma integrada, técnicas e protocolos de atuação.
Durante o curso, são ministradas disciplinas que envolvem o domínio de cidades, evolução dos crimes violentos contra o patrimônio, preservação de local de crime, análise de risco, direitos humanos e legislação aplicada, aspectos essenciais do plano de defesa, metodologia, construção e implementação do plano de defesa, além do estudo de caso, ou seja, a simulação final.
O curso está sendo ministrada por profissionais altamente qualificados, entre agentes de segurança pública do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul, além do próprio Maranhão.