O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou a suspensão preventiva da produção na fábrica da Solar Bebidas, responsável pela Coca-Cola no Ceará, após suspeita de contaminação por etanol alimentício no líquido de resfriamento utilizado em uma das linhas de fabricação.
Durante uma inspeção, técnicos do Mapa identificaram que houve contato acidental entre o líquido de resfriamento — que contém álcool de grau alimentício — e os produtos que estavam em produção.
De acordo com o Ministério, nenhuma das bebidas afetadas foi distribuída ao mercado, permanecendo todas devidamente estocadas na unidade para análise.
A paralisação das atividades será mantida até que a empresa comprove a segurança dos processos e finalize os ajustes necessários para garantir que não haja risco de contaminação. A expectativa é que esse procedimento seja concluído até o fim desta quarta-feira (4).
O Mapa reforçou que ações como essa são parte dos protocolos rotineiros de fiscalização sanitária. Mesmo sem confirmação de contaminação até o momento, cerca de 9 milhões de litros de bebidas estão retidos na fábrica, passando por análises laboratoriais rigorosas para assegurar que estão aptos para consumo.