O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta quarta-feira (4), a investigação de dois novos casos suspeitos de gripe aviária no Rio Grande do Sul. As notificações foram feitas na terça-feira (3) e envolvem um produtor rural do município de Teutônia e um frigorífico localizado em Westfália, ambos na mesma região.
De acordo com o Mapa, a Coordenação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal solicitou informações detalhadas sobre o frigorífico, incluindo a quantidade de produtos processados no dia anterior à identificação da suspeita.
As duas novas ocorrências foram registradas em municípios vizinhos a Montenegro, onde foi confirmado, em 16 de maio, o primeiro caso da doença em uma granja comercial no Brasil.
Durante a inspeção no frigorífico de Westfália, os auditores fiscais encontraram aves com sintomas compatíveis com a gripe aviária, como secreção nos olhos e narinas, torcicolo e dificuldades de coordenação motora. Amostras dos animais foram coletadas para exames laboratoriais.
Por medida de precaução, os auditores também lavraram um termo de apreensão cautelar do material, enquanto aguardam os resultados das análises.
O Ministério segue monitorando a situação e reforçando os protocolos de biosseguridade para evitar a disseminação da doença no país.