O ex-presidente presta na tarde desta quinta-feira (5) depoimento para esclarecer o financiamento de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos. A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma investigação sobre a atuação de Eduardo junto ao governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump.
O inquérito apura tentativas do deputado de pressionar autoridades norte-americanas a adotarem medidas contra integrantes dos Poderes no Brasil. O próprio Alexandre de Moraes figura entre os alvos dessas investidas.
Bolsonaro chegou à sede da PF pouco antes das 15h. De acordo com os investigadores, ele foi chamado a prestar esclarecimentos por ter declarado ser o responsável financeiro pela estadia de Eduardo nos Estados Unidos, o que o tornaria diretamente beneficiado pela conduta investigada.
Este depoimento ocorre poucos dias antes de Bolsonaro ser interrogado pelo STF no processo da Ação Penal 2668, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente é réu, junto com outros sete integrantes do chamado “núcleo central da trama golpista”. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (9/6), às 14h, com previsão de se estender até sexta-feira (13/6).