A Câmara dos Deputados confirmou, nesta quinta-feira (12/6), o bloqueio do salário da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), em cumprimento a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida tem como objetivo garantir o pagamento da multa imposta à parlamentar, que foi condenada a 10 anos e 8 meses de prisão e está atualmente foragida na Itália.
Segundo a decisão, devem ser bloqueados imediatamente os vencimentos e qualquer outra verba destinada à deputada, inclusive recursos de gabinete. O ministro determinou que o valor seja destinado ao pagamento da multa aplicada, com base no artigo 168, inciso I, da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984).
Carla Zambelli deixou o Brasil no último dia 25 de maio. Diante da fuga, Moraes ordenou sua prisão preventiva e incluiu seu nome na lista de procurados pela Interpol.
Na quarta-feira (11), o Ministério da Justiça encaminhou ao Ministério das Relações Exteriores o pedido formal de extradição da parlamentar, que teve sua condenação confirmada pelo STF.
Zambelli é acusada de envolvimento em ações antidemocráticas e de promover ataques às instituições, o que levou à condenação pelo Supremo. A defesa da deputada ainda não se pronunciou oficialmente sobre as recentes decisões.