Erro ao buscar informações.
Times

Transmissões -

Notícias e Comentários - CENTRAL MANHÃ - 15/07/2025 #notícias #informação
destaques

Produção industrial do Maranhão atinge melhor resultado do ano

Produção industrial do Maranhão atinge melhor resultado do ano
Publicado por Adriana Nogueira | Data da Publicação 16/06/2025 16:36 | Comentários: (0)

Facebook WhatsApp Twitter Telegram

A indústria maranhense apresentou avanço significativo em abril de 2025, de acordo com a Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O volume de produção cresceu 5,1 pontos em relação ao mês anterior, alcançando 53,3 pontos — o melhor resultado registrado no ano. O índice também é 3,3 pontos superior ao de abril de 2024.

Apesar do leve recuo de 0,9 ponto no indicador de número de empregados, que fechou em 52,5 pontos, o resultado permanece acima da linha dos 50 pontos, indicando intenção de novas contratações e alinhamento com a retomada da produção.

A utilização da capacidade instalada também avançou, subindo 4,0 pontos e alcançando 69,0 pontos, demonstrando maior intensidade no uso do maquinário industrial. O nível de estoques de produtos teve crescimento de 1,7 ponto, totalizando 52,8 pontos e mantendo-se, pelo segundo mês consecutivo, na zona de equilíbrio da sondagem.

Segundo  Carlos Jorge, coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão.“Os resultados de abril refletem a recuperação do setor após o recuo registrado em março. O crescimento simultâneo da produção, estoques e uso da capacidade instalada indica uma retomada coordenada do ritmo industrial maranhense”.

Mesmo com leve queda nas expectativas para os próximos seis meses, os empresários industriais permanecem confiantes. A demanda prevista recuou 2,3 pontos e atingiu 55,0 pontos; a expectativa de contratação caiu 0,7 ponto (53,3); e a intenção de compra de matérias-primas diminuiu 0,4 ponto (55,0). Ainda assim, todos os indicadores seguem acima da linha dos 50 pontos, que separa pessimismo de otimismo.

“A leve oscilação nas expectativas reflete um ajuste pontual, mas o patamar acima dos 50 pontos sinaliza confiança do setor produtivo na continuidade do crescimento industrial”, destacou José Henrique Polary, economista da FIEMA.

A Sondagem Industrial é uma publicação mensal da FIEMA e está disponível em https://www.fiema.org.br/revista/view/767


Deixe seu comentário em nossas publicações e compartilhe nas redes sociais. A Central de Notícias Brasil agradece sua colaboração com a notícia verdade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.